domingo, 8 de maio de 2011

Muda vitaminada:certo ou errado?

Muda Vitaminada: Certo ou errado?!
Segunda-feira, 15 de março de 2010

O Autor
Dr. Felipe Bath

Prezados leitores a amigos! Estamos em uma época propícia ao tema daí a nossa escolha. A pergunta do momento é: o que posso fazer quando meu passaro está em muda? A resposta é complexa e vamos tentar discutir alguns pontos.

Quando a ave está nesse período de muda seja de penas ou de bico é uma fase de sensibilidade da ave e é neste momento que uma consulta de rotina com o seu médico veterinário especializado deve ser realizada, juntamente com um exame parasitológico de fezes e até outros mais elaborados como salmonelose e mocoplasmose. É o momento também de descanso dessa ave, principalmente se está for de competição.

Esse período de muda seja de penas e/ou bico a ave fica mais quieta e letárgica mesmo. O canto diminui bastante e este não deve ser estimulado. Nessa fase coloque sua ave em local tranqüilo, mais escuro e sem contato visual ou sonoro com outra ave. Pode se manter na capa na maioria do tempo para proteção mesmo. O uso de ferro ou iodo na água só deve ser feito com o acompanhamento de seu veterinário e o intuito é forçar ainda mais essa queda de penas. Vejo muita gente usando ferro após a muda de penas e o resultado é um repasse de penas. Tem o momento certo de se usar esse artifício, ok.

Neste período além do reforço na dieta as aves devem ter uma maior percentual de proteína na dieta, assim como de vitamina A, além dos aminoácidos essenciais para que estas penas e/ou bico se renovem mais rapidamente e com qualidade. Isso é alcançado se fornecendo farinhada de ovo a elas, ou ainda outra fonte de proteína como o próprio ovo cozido e tenébrias. Mas cuidado para não engordar essa ave.

O uso de vitaminas do complexo B não tem muita utilidade nesse período. Primeiro que não vai ajudar em nada nesse período e por acabar estimulando a ave a comer mais podemos terminar a muda com uma pequena a dieta a fazer depois.

O bico também passa por uma renovação natural e fica descascando ou com o aspecto rachado. Esse é um processo de maior sensibilidade nesse bico onde a alimentação deve ser tenra e verduras verdes escuras (couve, chicória, almeirão) são bem vindos na dieta assim como milho e pepino, por exemplo.

Ainda em relação ao bico uma técnica simples que suaviza a muda é lixar o bico com uma lixa de unha mesmo removendo as imperfeições; após isso pode se passar no bico óleo de cravo que se compra em lojas de produtos naturais. Cuidado com a narina do passaro e para ele não comer o produto. Na duvida procure auxilio veterinário especializado, ok.






Muda de Penas - Cuidados importantes


A substituição de todas as penas das aves é comum em determinada época do ano. É um processo natural de suas vidas, normalmente relacionado a fatores biológicos. Esta substituição ocorre para que a ave possa manter condições ótimas de vôo, com penas novas e perfeitas. No dia a dia, é normal que, por algum motivo, alguma pena venha a cair. Quando isso ocorre, o organismo faz com que nasça outra em seu lugar.

O périodo de troca de plumagem, mais conhecido como "muda", envolve uma série de processos que não são percebidos, como, por exemplo, a organização do aparelho reprodutivo. Durante a muda os machos "esfriam", param de cantar e, na maioria das vezes, diminuem muito a sua movimentação na gaiola. Algumas fêmeas não produzem óvulos, e os machos podem perder temporariamente a fertilidade. As penas devem cair natural e gradualmente, sem que todas caiam ao mesmo tempo, já que a ave necessita sempre de uma quantidade razoável de penas para manter-se aquecida e para voar. Se houver áreas de pele expostas, ou se a gaiola aparecer, de um dia para o outro, repleta de penas, é sinal de que há algo errado com a saúde do animal. De toda forma, a muda de penas, ainda que seja gradual, debilita muito as aves. Por este motivo, os cuidados devem ser redobrados. Atenção às mudanças bruscas de temperatura e correntes de ar, além de cuidados com a suplementação de vitaminas, aminoácidos e minerais.

Temperaturas mais elevas podem favorecer mudas mais rápidas e, por este motivo, muitos criadores encapam as gaiolas no intuito de manter as aves mais protegidas de eventuais mudanças na temperatura. É importante, no entanto, ter cuidado para que uma ventilação mínima saudável seja mantida, já que a amônia, proveniente dos excrementos, pode causar intoxicações na aves, quando em ambientes muito abafados.

A muda ocorre, em geral, após o período reprodutivo. No Brasil, para a maioria das aves, isto acontece entre janeiro e março. Sabe-se, no entanto, que fatores como temperatura, umidade relativa do ar, e aspectos comportamentais podem influenciar a entrada da ave em muda. Na natureza, o período de troca de plumagem pode durar em torno de quatro meses. Quando as aves são mantindas em gaiolas, no entanto, normalmente em dois meses a muda já está completa.

A diversificação aliementar e a suplementação são essenciais para qua a muda ocorra por completo e para que os pássaros saim desse perído saudaveis e com vigor. O estado nutricional da ave ao iniciar o período de muda também é muito importante. Para garantir a nutrição ideal dos pássaros no período de manutenção, utilize rações e farinhadas balanceadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário